Configuração do tanque de peixes Betta

Os peixes Betta são uma escolha perfeita tanto para novos donos de peixes quanto para especialistas experientes. Suas cores deslumbrantes e barbatanas delicadas e grandes são um ótimo complemento para qualquer casa. Se você decidiu obter um novo betta , você quer garantir que a configuração do seu tanque de peixes betta seja ideal para uma vida saudável e enriquecedora. Este guia irá ajudá-lo a começar.

Qual o tamanho do tanque Betta que você precisa?

Embora as lojas de animais sejam conhecidas por vender peixes betta em pequenas tigelas ou vasos estreitos, esta não é a melhor escolha para o seu betta.

Na verdade, a ideia de que os bettas gostam desses ambientes vem de um mal-entendido de sua biologia. Os peixes Betta têm um órgão labirinto que lhes permite processar o ar da superfície, além de suas brânquias. Isso significa que, em um aperto, eles podem sobreviver em um ambiente menos hospitaleiro e raso. Mas eles não preferem espaços minúsculos.

Os peixes Betta são mais felizes quando têm espaço para abrir suas asas (ou, mais precisamente, suas gloriosas barbatanas). Isso significa que eles precisam de um tanque com muito espaço para nadar e prosperar.

O filtro e a água ideais para a configuração do seu tanque

Os peixes Betta são resistentes, mas podem ser sensíveis ao acúmulo de bactérias. Portanto, certifique-se de ter água limpa e um bom sistema de filtragem.

1. Use Água Condicionada

Primeiro, não despeje água da torneira em seu aquário. Isso pode ser perigoso para o seu betta sensível. A água desionizada é ideal – a água deve ser macia. Se você usar água destilada ou da torneira, certifique-se de adicionar um condicionador de água betta  para restaurar os minerais essenciais.

2. Mantenha a água quente

Bettas são sensíveis à temperatura, então você precisará de um aquecedor que mantenha a água em cerca de 76 a 81° Fahrenheit. Seu lindo betta tropical agradecerá sua atenção.

3. Filtros de baixo fluxo são ideais

Procure um filtro de baixo fluxo . Correntes fortes podem machucar as barbatanas frágeis do seu peixe, e um filtro de baixo fluxo fornecerá correntes suaves que seu betta desfrutará.

4. A iluminação deve imitar os ciclos dia-noite

Não deixe as luzes do tanque acesas o tempo todo. Peixes Betta preferem ciclos dia-noite, assim como você, então desligue as luzes à noite.

5. Certifique-se de que o tanque tenha uma tampa

Betta pode pular involuntariamente de um tanque sem cobertura. Portanto, certifique-se de que seu tanque tenha uma tampa segura.

Escolhendo decorações e plantas para seu Betta

Seu último passo na criação do ambiente perfeito para o seu betta é garantir que as decorações e as plantas sejam amigáveis ​​​​ao betta. As belas barbatanas do seu betta são bastante frágeis . Portanto, ao escolher plantas , evite plantas artificiais ou vivas com bordas afiadas ou pontiagudas que possam rasgar as barbatanas do seu betta.

Se estiver usando plantas artificiais, procure a variedade de seda segura para betta. Seu peixe pode gostar de uma rede de betta que se prende ao lado do seu tanque, dando ao seu peixe um lugar para descansar.

Você também pode escolher plantas macias e vivas para ajudar na qualidade da água e controlar as algas. Anubias é uma boa variedade. Hornwort e grama Naja também são boas escolhas.

Não se esqueça de incluir decorações onde seu betta pode se esconderse estressado. Uma caverna com uma grande entrada que não prenda as barbatanas do seu betta é uma boa escolha.

E quanto aos companheiros de tanque?

os companheiros de tanque ? Betta pode ficar sozinho ?

Betta são bastante territoriais, então não adicione outro betta ao seu tanque. E às vezes, outras espécies de peixes podem morder e danificar as barbatanas do seu betta. Se você quiser companheiros de tanque, considere as variedades que vivem no fundo . Um kuhli loach ou um peixe-gato corydoras podem ser uma escolha agradável e suave. Se você for com o bagre corydoras, eles precisam ser mantidos em grupos, portanto, certifique-se de que seu tanque seja grande o suficiente para apoiá-los.

E não se esqueça de brincar com seu betta  para evitar que ele fique sozinho no tanque.

Cuidar de um peixe betta é muito fácil, desde que você tenha todas as peças certas no lugar. Procure plantas macias, filtros de baixa corrente, um tanque grande com luzes em um ciclo dia-noite e comida especial para betta . Esta combinação manterá seu belo betta feliz e saudável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *