Quanto tempo o peixe dourado vive?

Você pode se surpreender ao saber que o peixinho dourado comum é um animal de estimação bastante saudável – com uma longa vida útil também! Aqui está o que você precisa saber se estiver montando seu primeiro aquário ou adicionando um goldie ao seu cardume de peixes existente.

Quanto tempo o peixe dourado vive?

Algumas  variedades de peixinho dourado  podem viver tanto quanto um gato ou cachorro de estimação, ou até mais!

O popular peixe-dourado cometa geralmente vive até os 20 anos, com alguns companheiros robustos conseguindo comemorar aniversários até os 30 e 40 anos, de acordo com a Dra. Jessie Sanders, do  Aquatic Veterinary Services .

Se você está de olho em um peixe dourado extravagante – como uma ornada, charneca negra, lionhead ou ryukin – espere que o peixe viva até os 20 anos se comprado de um respeitado criador de peixes dourados ou varejista de animais aquáticos. Goldies de qualidade inferior viverão aproximadamente 10 a 15 anos.

A longevidade de um peixinho dourado depende de um pedigree saudável, da qualidade do aquário e de como você cuida do animal. É claro que, como qualquer animal de estimação, os peixinhos dourados são suscetíveis a doenças e condições genéticas de saúde, o que pode levar a uma vida útil mais curta do que o esperado.

Como manter seu peixinho saudável

Um peixe dourado feliz e saudável tem a melhor chance de viver até os dois dígitos. Você pode preparar seu animal de estimação para o sucesso montando o aquário adequadamente, alimentando uma dieta de qualidade e oferecendo estimulação social.

Aquário de peixinhos dourados

Primeiro, vamos conversar sobre a casa do seu peixinho dourado. Seu animal de estimação precisa de uma configuração adequada de tanque de peixes com amplo espaço de vida, filtragem, água equilibrada e iluminação. A Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals (RSPCA) Austrália  sugere um mínimo de aproximadamente 13 galões (ou mais!) de espaço do aquário por peixe dourado de tamanho adulto. O aquário estereotipado de peixinho não é o ideal.

Dica :  Confira este  guia de aquarismo  para mais dicas úteis de configuração do aquário.

Comida de peixinho

Quando se trata de refeições, os peixinhos dourados desfrutam de uma variedade de alimentos. Goldfish precisa de uma dieta diária de  alimentos em flocos de alta qualidade  ou  pellets afundando  com cerca de 30% de proteína. Quer deixar essas escamas amarelas e douradas ainda mais vibrantes? Experimente com alimentos que melhoram a cor, como os  Grânulos de Peixinho Dourado que melhoram a cor . Os peixes dourados são onívoros e também desfrutarão de alguns vegetais crus, como ervilhas, feijão verde ou alface romana em sua dieta.

Diversão com peixinhos dourados

Finalmente, peixinhos dourados são animais de estimação! Eles gostam de estimulação mental assim como nossos outros amigos animais. Adicione plantas de aquário artificiais ao tanque para elas explorarem. Você pode alimentar seu peixinho dourado segurando bolinhas em seus dedos na superfície da água. Os peixinhos dourados não têm dentes afiados e não vão machucá-lo quando você os alimentar dessa maneira. Ou  adicione colegas de quarto  ao tanque. Os peixinhos dourados desfrutam da companhia de outros peixinhos dourados de tamanho semelhante, caracóis e peixinhos ornamentais.

Quanto tempo vive o peixinho dourado? Espere ter um goldie em sua casa por dez ou mais anos. Eles são um compromisso, como qualquer outro amigo de barbatanas, pêlos ou penas. Se você acabou de adotar seu primeiro peixinho dourado ou planeja ter um em breve, você tem isso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *