Tipos comuns de peixinho dourado para desfrutar como animais de estimação

Continue lendo para saber mais, incluindo um pouco de história, dicas de cuidados e quais tipos de peixinho dourado você provavelmente pode encontrar em sua loja de animais local.

O que faz um peixinho dourado um peixinho dourado?

Goldfish originou-se na Ásia Oriental há mais de 1.000 anos. Esses peixes de água doce eram originalmente de cor prateada e criados para alimentação. Eventualmente, mutações genéticas coloridas apareceram e os peixes foram mantidos como animais de estimação.

Goldfish agora exibem combinações sólidas, manchadas e padronizadas de branco, laranja, amarelo e preto. Sua coloração é quase tão variada e única quanto gatos e cachorros!

Os peixinhos dourados são da mesma família das carpas e carpas, mas não têm os longos barbilhões ou bigodes faciais vistos em seus primos peixinhos. As formas do corpo podem variar, de longo e esbelto a curto e redondo. Alguns até crescem para pouco mais de um pé de comprimento!

Quando se trata de barbatanas, elas também variam. Os peixinhos dourados são frequentemente classificados como pertencentes a um dos dois grupos: comum/cauda única ou fantasia/cauda dupla. Estes últimos peixes são frequentemente confundidos com o elegante betta macho , o rei das barbatanas fantasiosas.
4 animais de estimação peixinhos dourados populares 

Quantos tipos de peixinho dourado existem?

Muitas variedades de peixes dourados surgiram graças à domesticação. Temos mais de 200 raças reconhecidas de peixinhos dourados disponíveis para desfrutar hoje. A maioria das lojas de produtos aquáticos ou lojas de animais bem equipadas terá um punhado ou mais tipos de peixinhos dourados para escolher.

Goldfish pode viver de cinco a 30 anos ou mais, dependendo da raça. Portanto, tenha isso em mente ao selecionar o melhor tipo de peixinho dourado para sua família. Você está pronto para potencialmente manter um aquário por 20 anos ou mais?

O que os peixinhos dourados comem?

Os peixinhos dourados de estimação comem ração em flocos e rações que afundam, feitas com até 38% de proteína – um nutriente essencial necessário para os peixinhos dourados. Na natureza, os peixinhos dourados se alimentam de insetos que flutuam no topo da lagoa, crustáceos vagando pelo fundo da hidrovia e plantas aquáticas frescas.

Os peixinhos dourados são instintivamente forrageadores, então não se surpreenda ao vê-los escaneando o fundo do tanque e usando seus narizes para empurrar pedras para revelar o lanche perfeito.

Goldfish também gosta de mordiscar plantas vivas do aquário . Algumas boas opções para plantas que podem resistir à mastigação incluem Java Ferns, Anubias e Cryptocoryne. Você gosta de plantas artificiais de plástico em seu aquário? Agradável! Então você pode considerar oferecer folhas frescas de alface, couve ou espinafre como guloseimas ocasionais para o seu peixinho dourado.

Nota: Não use plantas artificiais à base de seda em um tanque de peixes dourados. Essas plantas falsas são macias e finas, que seu peixinho dourado pode confundir com folhagem real e ingerir, obstruindo seu sistema digestivo.

4 peixinhos dourados populares

Você está pronto para ter um ou dois peixinhos dourados de estimação? Comece montando um tanque,  pedalando e pronto para receber seu(s) novo(s) animal(es) em casa. Como regra geral, comece com um tanque de 20 galões para um peixinho dourado e adicione espaço extra na proporção de um galão por polegada de peixe adulto. Na dúvida, mais espaço é sempre melhor!

1) Peixinho Dourado Comum

Estes são os mais próximos em tipo de corpo ao peixe dourado original com uma única cauda e são muito econômicos para comprar. No entanto, o peixe dourado comum pode crescer de 12 a 14 polegadas de comprimento e precisa de muito espaço para sua vida útil de 10 a 20 anos

2)Peixe Dourado Cometa

Esses caras são mais chiques com uma barbatana longa e bifurcada na parte traseira e geralmente são bicolores e adicionam interesse visual ao seu aquário. Esta raça saudável vive de cinco a 14 anos, em média, e cresce até 4 a 12 polegadas de comprimento.

3) Peixinho Dourado Ryukin

Este peixinho dourado tem um corpo em forma de ovo com uma corcova em forma de camelo nas costas. Ryukins são peixes extravagantes de cauda dupla que podem crescer até 10 polegadas de comprimento, tornando-os uma das maiores variedades de peixes dourados – planeje cuidar desse peixe por 10 a 15 anos.

4) Peixinho Oranda

Olhe de perto para esses peixinhos dourados únicos e você verá uma estrutura borbulhante em sua testa chamada wen. Muitas vezes, essa característica é vermelho-alaranjada, tornando um peixe impressionante para admirar. Orandas crescem até 8 a 12 polegadas de comprimento e vivem de 15 a 25 anos.

Você também pode ver os peixinhos dourados Ranchu, Bubble Eye, Fantail, Black Moor, Lionhead ou Celestial Eye enquanto navega em sua peixaria favorita. Todos são variedades bonitas e domesticadas de seus ancestrais da Ásia Oriental, criados com características únicas de olhos, cabeça e cauda.

Está na hora de montar seu primeiro aquário? Ou adicionar um peixinho dourado ao seu tanque de água doce estabelecido? Existem muitas variedades deste peixe colorido e popular para escolher. Saiba mais neste Guia de Cuidados com o Goldfish .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *