Como montar um tanque para tartarugas

Montar um tanque de tartaruga pode ser assustador. Mas, se feito corretamente, fornecerá o lar perfeito para sua tartaruga. Para ajudá-lo, reunimos um guia prático para que você saiba exatamente o que precisa para a configuração do seu tanque de tartaruga.

Faça sua pesquisa

Todas as tartarugas são pequenas quando jovens, mas algumas podem se tornar gigantes! Antes de começar a montar o seu tanque de tartaruga, certifique-se de saber quanto espaço eles vão precisar quando estiverem totalmente crescidos. Algumas pessoas gostam de começar com uma configuração de tanque de tartaruga que seja adequada para o tamanho adulto de sua tartaruga. Outros preferem começar pequeno e expandir sua configuração à medida que sua tartaruga cresce. Se você escolher o último, lembre-se de levar em consideração quanto espaço você precisará para a configuração maior, para que não tenha problemas mais tarde.

As tartarugas de estimação precisam de uma área de natação e uma área de basking. O tipo de configuração dependerá da espécie de tartaruga. Algumas tartarugas gostam de estar na água, mas não são nadadoras fortes, então prefira águas mais rasas, o que significa que um tanque mais longo é necessário. Algumas tartarugas passam a maior parte do tempo se aquecendo, então precisam de uma área maior. Outros passarão mais tempo na água, então seria bom ter uma área menor para secar.

A melhor pessoa para aconselhá-lo nesta área é o seu criador de tartarugas ou especialista. Eles poderão aconselhá-lo sobre a melhor configuração para sua tartaruga.

Escolhendo o tanque de tartaruga certo

Depois de saber quanto espaço você precisa para sua configuração, você pode escolher seu tanque.

A coisa mais importante a lembrar é escolher um tanque projetado especificamente para reter água.

Os terrários de vidro para répteis terrestres são mais finos e racharão sob a pressão da água. Como guia, o vidro do tanque deve ter entre 6 e 10 mm de espessura, embora isso dependa do volume de água. Um tanque de peixes ou um tanque específico para tartarugas é o ideal.

Você também precisa lembrar que sua tartaruga precisa de uma área de basking, bem como espaço para nadar. Então, se sua tartaruga precisar de 70 galões de água, você precisará de um tanque capaz de conter mais do que isso.

Fale com seu especialista em tartarugas antes de comprar seu tanque se não tiver certeza.

Posicionando seu tanque de tartaruga

Depois de ter seu tanque de tartaruga, você precisa decidir onde posicioná-lo em sua casa. Lembre-se, seu tanque será pesado devido ao volume de água, então certifique-se de escolher um lugar que possa suportar seu peso. Idealmente, isso seria em um espaço no nível do piso térreo.

Também é uma boa ideia não posicionar seu tanque de tartaruga muito perto de uma janela. A luz solar natural pode aumentar a temperatura no tanque, o que pode dificultar a regulação da temperatura corporal da tartaruga. Também pode estimular o crescimento de algas, o que é desagradável e afeta negativamente a qualidade da água. 

Projetando o ambiente da sua tartaruga

As tartarugas precisam de terra e água dentro de seu tanque. Como regra, as tartarugas precisam de 10 galões de água para 1 polegada de concha. O nível da água também precisa ser profundo o suficiente para sua tartaruga virar e não ficar presa – uma profundidade de 1,5 vezes o comprimento de sua tartaruga é ideal.

Diferentes espécies gastam diferentes quantidades de tempo na água ou se aquecendo, o que afeta diretamente o tamanho da plataforma e a configuração geral do tanque. Para tartarugas semi-aquáticas, a área de frade deve ocupar cerca de 50% do tanque. Para mais tartarugas aquáticas, a área de basking deve ocupar cerca de 25% do tanque.

Escolhendo uma plataforma de basking

Uma plataforma de basking é onde sua tartaruga secará e absorverá os raios UVA e UVB. Sua tartaruga precisa de espaço suficiente para se virar facilmente. Ter uma plataforma com um diâmetro de cerca de 1,5 vezes o comprimento de sua tartaruga geralmente é um bom tamanho.

Existem algumas opções para plataformas de basking. Você pode fazer um com pedras e troncos, comprar um flutuante ou criar uma plataforma de tanque acima.

O mais popular no Reino Unido é uma plataforma flutuante pronta. Isso não ocupa muito espaço e sua tartaruga ainda pode nadar abaixo dela (apenas certifique-se de que a água é profunda o suficiente e não há nenhum lugar onde ela possa ficar presa).

Outro método que está ganhando popularidade é ter uma plataforma de aquecimento acima do tanque. Novamente, isso permite mais espaço de natação para sua tartaruga. Mas, tenha em mente que você precisa ser capaz de realizar facilmente as trocas de água e limpar o tanque da sua tartaruga, então a área de aquecimento precisa ser fácil de desconectar.

Seja qual for o tipo de área de basking que você escolher, você precisa fornecer à sua tartaruga uma rampa para que ela possa entrar e sair da água com facilidade.

Criando as condições corretas de água e área de basking

Como criaturas ectotérmicas (de sangue frio), as tartarugas dependem de seu ambiente para aquecê-las e resfriá-las. A temperatura e a limpeza de seu ambiente também impactam diretamente em sua saúde. Portanto, é essencial que as áreas de água e basking estejam configuradas corretamente para sua tartaruga.

Manter as condições da água e configurar a iluminação correta pode parecer uma tarefa assustadora, mas gastar tempo e esforço para acertar vale a pena a longo prazo.

Para torná-lo mais simples para você, dividimos ainda mais para olhar primeiro para a água e depois para a área de basking.

Temperatura e condições da água

As tartarugas são grandes produtoras de resíduos e comedoras desarrumadas, então você precisa de um filtro forte. Uma escolha popular é um filtro externo, pois eles tendem a ser 2 a 3 vezes maiores que os internos. Também é uma boa ideia selecionar um filtro com capacidade maior do que o volume de água que você tem em seu tanque.

A água precisará estar em uma temperatura constante, e a maneira mais fácil de conseguir isso é com um aquecedor de aquário. Apenas lembre-se de obter um termômetro para que você possa monitorar facilmente a temperatura e garantir que o aquecedor esteja funcionando corretamente. Coloque o termômetro no lado oposto do aquecedor do seu tanque de tartaruga para evitar uma leitura de temperatura falsa.

Área de basking – lâmpadas e iluminação

Além de serem de sangue frio, as tartarugas também precisam de períodos de dia e noite, assim como os humanos. Isso é fácil de conseguir – basta acender as luzes em um temporizador. Dar às tartarugas 12 a 14 horas de luz e depois 10 a 12 horas de escuridão é uma boa duração.

Como as tartarugas dependem do ambiente para regular a temperatura do corpo, você precisa de uma faixa de temperatura dentro do tanque. Enquanto a temperatura da água deve ser mantida constante, a área de basking deve ter uma faixa de temperatura. Você também precisa de diferentes tipos de luz.

Você precisa de uma luz basking, que fornece luz UVA e calor para sua tartaruga, e uma luz UVB. A luz UVB é essencial, pois as tartarugas precisam de raios UVB para serem capazes de processar e utilizar o cálcio para manter seus ossos e casco saudáveis. Você pode descobrir mais sobre o calor e a iluminação das tartarugas em nosso blog .

O bulbo basking deve ser colocado diretamente acima da área de basking, fornecendo o ponto de temperatura mais alto em seu tanque. Uma lâmpada basking deve ser usada com um termostato de réptil para permitir que você crie a temperatura correta. Lembre-se, os requisitos de temperatura variam entre as espécies.

Recomenda-se que a luz UVB cubra uma área maior do tanque – as lâmpadas UVB tubulares são uma escolha popular. Você precisará consultar as instruções do fabricante para garantir que a distância entre o casco da tartaruga e o bulbo esteja correta. Muito perto e você pode realmente queimar sua tartaruga.

É uma boa ideia ter um higrômetro em sua área de basking – isso mede a umidade e ajudará você a garantir que sua área de basking não esteja muito quente.

Tampa do tanque

Uma tampa de tanque ajuda a evitar que sua tartaruga escape e a protege de quaisquer acidentes relacionados à luz. Se uma luz cair na água, sua tartaruga será eletrocutada. Da mesma forma, sabe-se que algumas lâmpadas explodem, o que pode prejudicar seriamente sua tartaruga. Portanto, é uma boa ideia investir em uma cobertura de tanque desde o primeiro dia.

Ao escolher uma capa, certifique-se de que ela não filtre nenhum dos raios UVA e UVB vitais que sua tartaruga requer – é melhor falar com seu criador de tartarugas ou especialista para aconselhamento.

Decoração

Não só torna o seu aquário mais bonito, mas também o torna um lugar mais agradável para a sua tartaruga viver.

As decorações devem ser posicionadas de forma que não impeçam sua tartaruga ao nadar. Eles também não devem criar pequenos espaços onde sua tartaruga possa ficar presa.

Plantas falsas geralmente são a opção preferida, pois são de baixa manutenção, mas certifique-se de escolher plantas resistentes e um pouco maiores – caso contrário, sua tartaruga pode tentar comê-las.


Todo o equipamento que você precisa pode ser adquirido em uma loja aquática ou de répteis, onde os funcionários também terão prazer em ajudar e responder a quaisquer perguntas que você possa ter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *