Tetra Neon

O peixe Tetra Neon é um dos mais recomendados para aquários pequenos, já que não cresce muito. Esse peixinho de tons vibrantes convive facilmente com outras espécies e pode trazer um colorido todo especial para o seu aquário. Ele é um peixe de cardume, por isso é impossível ter um só no seu aquário. E, certamente, muitos desses peixinhos vão deixar o ambiente bem mais alegre.

O Neon, no entanto, é famoso por ser um peixinho sensível a choques de temperatura e pH. Por isso, há opiniões controversas sobre se ele deve ou não ser escolhido por iniciantes justamente por ser considerado como um tipo de peixe mais delicado. De toda forma, ele é um dos mais pacíficos, e por isso marca presença em muitos aquários..

INFORMAÇÕES GERAIS

Ambiente: água doce
Nome científico: Paracheirodon innesi
Nomes: Tetra neon ou Neon
Expectativa de vida: 8 anos
Tamanho: 3 cm

Peixe Neon e sua maravilhosa faixa azul horizontal

QUAL É O HABITAT DE UM PEIXE NEON?

O peixe Neon é originário da Bacia do Rio Amazonas. Por isso, ele convive bem em águas de pH ácido e mais quentes, oscilando entre 20° a 24°. Esse peixinho vive em ambientes mais escuros, rodeados por plantas e troncos. Contudo, a água deve ser extremamente limpa e livre de nitratos.

Em aquário, o ideal é manter esse tipo de ambiente usando estruturas plantadas e sem luzes muito fortes.

QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DE UM NEON?

O Neon é mesmo um peixe bem pequeno e com cores chamativas. Nos dois lados do corpo, esse peixinho tem uma faixa azul clara e outra vermelha. As cores das escamas são prateadas, tornando-o bastante brilhante. As barbatanas, por sua vez, são quase transparentes. Apesar dessas características, que são consideradas como padrão (Neon Tetra), o Neon pode variar de cores conforme a espécie. Hoje existem os Neons Longfin, que possuem a barbatana mais longa, os Albinos, Dourados, Cabeça Diamante e Verdes. Aqui vale destacar que o Neon Verde é de uma espécie diferente (Paracheirodon simulans.), mas em razão da semelhança morfológica, costuma ser vendido como Neon em pet shops.

As fêmeas são maiores e mais roliças do que os machos. Os machos, por sua vez, apresentam uma espécie de gancho na nadadeira traseira.

COMO É O COMPORTAMENTO DE UM NEON?

O Neon não é apenas um peixe pacífico, como também um pacificador. Em muitos aquários onde são introduzidos, esses peixinhos acabam encorajando outros a socializarem mais no ambiente. Outro fato curioso é que o neon tetra pode até conviver com Bettas, que são naturalmente briguentos e solitários.

Contudo, não é recomendado incluir Neons em aquários com peixes muito grandes, já que podem virar comida facilmente. Neons e Acarás Bandeira, por exemplo, não costumam ser uma boa mistura. Algumas boas companhias para o Neon são: outras espécies tetra como tetras de saia preta, neons pretos ou tetras cardinais, platies, endlers ou guppies, bagre coridoras ou otoclinus, plecos de palhaço, camarão de água e caramujos.

Por fim, esses peixinhos vivem em cardume e só se sentem bem quando estão em grupo. Assim, o ideal é ter entre seis a dez Neons no seu aquário para que eles possam conviver pacificamente com sua turma. Quando há poucos Neons em um aquário, eles podem se tornar agressivos.

QUAIS SÃO OS CUIDADOS BÁSICOS COM UM NEON?

Como explicamos, o Neon é um peixe particularmente sensível a mudanças bruscas tanto de temperatura quanto de pH. Assim, é fundamental monitorar o aquário e ter muito cuidado na locomoção desses peixes.

Ao chegar da loja, é fundamental fazer a aclimatação e também quarentena, principalmente se for introduzir essa espécie com outros peixes.

O Neon é um tipo de peixinho que não tolera grandes quantidades de nitritos na água. Por isso, o processo de ciclagem do aquário é fundamental para essa espécie e deve ser feito semanalmente.

COMO ALIMENTAR UM NEON?

Os Neons são peixes onívoros. Assim é ideal mesclar ração flocada ou em pó com pequenas larvas vivas pelo menos uma vez ao dia.

HISTÓRIA INCRÍVEL DO TETRA NEON - COMIDA DE CORAIS

QUAL AQUÁRIO DEVO TER PARA UM NEON?

Para manter seus Neons saudáveis, o ideal é contar com um aquário nas seguintes condições:

Aquário com pelo menos 40 litros – 5 a 10 litros são suficientes por indivíduo
Combinam bastante com aquários plantados, mas você também pode inserir plantas artificiais se quiser. Plantas que auxiliam na retirada de nitrogênio são especialmente boas para esses peixes
Ausência total de nitrito e amônia na água
pH entre 6 a 7
Temperatura entre 20° a 24°
Substrato comum (aragonita é uma boa opção)
Filtragem comum
Luzes pouco brilhantes são ideais
O Neon é um peixinho lindo que se adapta bem aos aquários pequenos e também a outras espécies. Embora ele seja bastante sensível, tomando os devidos cuidados, o Neon pode ter vida longa e acrescentar um colorido vibrante ao seu aquário por um bom tempo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *