Colisa

Essa espécie de peixe pode ser ótima para quem esta começando no aquarismo, por ser um peixe de agua doce e por poder ser encontrado em lojas especializadas. Pequeno e amigável com outros peixes, ele pode viver bem em aquários comunitários.

■Características visuais do peixe colisa
A aparência dos peixes colisa é bem variada e as mais comuns são: labiosos, que tem a cor alaranjada ou vermelho e medem no máximo 12 centímetros. A colisa lália possui cores cintilantes sendo o mais colorido da família e chega a medir 8 centímetros. A colisa chuna ou mel também é exuberante, exuberância essa que cabe em apenas 4 centímetros.

■Origem e distribuição geográfica do peixe colisa
O colisa tem origem no continente asiático, mais especificamente no sudeste, em países como Índia, Assam e Bangladesh. Mas pode ser encontrada também na Colômbia e Estados Unidos. O seu habitat depende de águas menos movimentadas e com pouco oxigênio, locais como pântanos e lagos são ideias para se ver essa espécie.

Comportamento do colisa
Três peixes colisa em um aquário
Observar o comportamento antes de selecionar os peixes que vão fazer parte do aquário com um colisa que é geralmente tímido. Fora outros fatores, a paz e o sossego podem não existir, saiba mais sobre o seu comportamento.

■Temperamento do colisa
O colisa é um peixe de comportamento bastante variado. Geralmente, o seu temperamento vai depender das condições de criação, embora seja considerado por muitos um peixe tímido. No entanto, o peixe pode demonstrar agressividade principalmente em época de acasalamento, sendo necessário atenção redobrada nessa época.

■Compatibilidade do colisa
A compatibilidade de aquário para o colisa não é difícil, são peixes tímidos mas territorialistas. Podem brigar com membros da mesma espécie. Vão precisar de companheiros de aquário pacíficos e tímidos também. Opte por peixes menores do que eles e evite colocar junto de peixes bettas, pois eles podem acabar destruindo seus ninhos e gerar confusão.

■Reprodução e dimorfismo sexual do colisa
Na época de reprodução, o colisa macho constrói um ninho feito de saliva e pedaços de plantas. É importante mencionar também que o macho fica agressivo com a fêmea, mas na hora do ato isso muda.

O macho vai tentar agredir a fêmea após o acasalamento também, por isso é, importante retirar ela assim que terminar para que os peixes não fiquem feridos ou estressados.

Colisa Lalia (Trichogaster lalius) - Tudo sobre a espécie.

Como cuidar do peixe colisa

Peixe colisa em tons vermelho e azul
De todos os cuidados, o principal deles é o ambiente em que o colisa vai viver, ou seja, o aquário. O tamanho e os ornamentos dentro dele são tão importantes quanto qualidade da água e espaço de reprodução. Confira.

■Aquário para colisa
Aquários acima de 56 litros são os ideais, com as medidas de 60 x 30 x 30 centímetros, pois são relativamente grandes. Quanto mais plantas tiver melhor será (principalmente as de superfície), pois ele vai apreciá-las e precisar delas. Esconderijos e tocas para a fêmea são importantes já que o macho tende a persegui-la mesmo fora do período de reprodução.

■Alimentação do colisa
Seus hábitos alimentares são como a maioria dos peixes, ou seja, são onívoros. Se alimentam de larvas de insetos, crustáceos, algas e minhocas. Mas por poder causar problemas para ele mesmo e para outros peixes, não é indicado dar comidas cruas ou vivas. A ração vai suprir todas as necessidades nutricionais, basta colocar a quantidade indicada e ele vai se alimentar normalmente.

■Parâmetros da água
Se for colocado sem outras espécies o pH da água deve girar em torno de 6.8 a 7.2. Caso esteja com outros peixes, o ideal é sempre 7. A dureza da água deve ser baixa, ou seja, em torno de 5. A dureza significa a quantidade de cálcio e magnésio presentes na água. Por vir de clima tropical, a temperatura deve estar entre 22 e 28 ºC.

■Manutenção do aquário
Antes de mais nada, se ainda vai montar o seu aquário, espere cerca de 20 dias para colocar os peixes dentro. A filtragem da água deve ser feita mecânica e biologicamente, ou seja, por meio de plantas. A troca de água deve ser feita baseada na presença de amônia e nitrito na água, mas pesquise antes a frequência e o modo de troca.

 

Colisa: uma ótima escolha para o seu aquário

Peixe colisa próximo ao substrato
Tomando todos os cuidados com a alimentação e a qualidade da água você não terá problemas por ter escolhido esse peixe. São muito ágeis e você não os verá parados, a não ser na hora da refeição. Mesmo não sendo o mais simpático dos vizinhos, vai conviver em harmonia com os outros peixes.

Cuidar deles vai ser mais fácil do que você imagina. Não é por menos que é um dos peixes indicados para iniciantes e um dos preferidos pelos aquaristas experientes. Seja pela cor, tamanho, facilidade de cuidados ou sua personalidade, ele vai embelezar e alegrar o seu aquário.

Colisa Sunset| Compre na Kauar | Frete Fixo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *