Como cuidar do aquário

Por que meu aquário não vai para a frente?

Senzeal | estação de alimentação de peixes em acrílico em forma de cone, alimentador de minhocas vermelhas em forma de cone|Alimentadores| - AliExpress

Só quem já passou pela experiência sabe o quanto é triste e frustrante ver que o peixe veio à óbito. Isso principalmente nos casos em que a pessoa se preocupou em adquirir acessórios e equipamentos para aquário necessários, como filtro, termômetro, etc.

De maneira geral, os aquários não vão para frente tanto por falta de conhecimento na hora de escolher os peixes e os equipamentos quanto por falta de manutenção adequada. Por isso é importante saber como cuidar de aquário. Confira abaixo alguns dos motivos mais comuns:

  • Excesso de alimentação: não é que os peixes comam muito e morram pela boca, como diz o ditado. O que ocorre é que os alimentos não consumidos pelos peixes vão parar no fundo do aquário. Ali eles começam a se decompor e a liberar amônia, uma substância tóxica que, se não filtrada, acaba por matar os peixes.
  • Condições inadequadas da água: peixes dependem da água para tudo, de modo que é fundamental manter características físicas, químicas e biológicas adequadas para cada espécie. Além da filtragem insuficiente da amônia, outros fatores que levam à morte dos peixes são a alteração de pH e de temperatura.
  • Incompatibilidade de espécies: espécies territorialistas e agressivas nunca devem ser colocadas com outros peixes, visto que irão brigar por seu espaço. A incompatibilidade de espécies também gera problemas à medida em que diferentes espécies de peixe sobrevivem em água com diferentes características (pH, temperatura, etc.). Por isso, todos os peixes escolhidos devem viver bem nas mesmas condições.
  • Superpopulação: além do estresse gerado nos peixes pela falta de espaço, um aquário superpopuloso é muito difícil de manter. Isso porque a produção de substâncias tóxicas é muito maior e é grande a chance de faltar oxigênio.
  • Choque de temperatura: diferente da gente, os peixes regulam sua temperatura interna a partir da temperatura da água. Sendo assim, mudanças de temperatura afetam diretamente seu metabolismo. No caso do choque térmico, ele é responsável pela morte dos peixinhos.

Mantendo a qualidade da água

Aquanect: Introdução ao aquario plantado

Os peixes vivem toda sua vida na água. Eles comem, bebem, se reproduzem e o principal, fazem as necessidades (defecam e urinam) na água. Por isso, para cuidar bem do seu aquário, é extremamente importante cuidar da água.

Por se tratar de um verdadeiro ecossistema, o aquário necessita que os parâmetros da água estejam equilibrados. Devido às reações químicas que alteram seu equilíbrio (urina, fezes, plantas mortas e restos de ração), é preciso manter essas condições sempre em dia.

Aquário

Ter um sistema de filtragem pouco eficiente ou negligenciar a manutenção pode levar os seus peixes à morte.

Recomendamos que você faça testes colorimétricos, muito simples de serem feitos e de fácil leitura, utilize condicionadores de água sempre que necessário. Esses testes devem ser feitos ao menos uma vez por semana. Inclua o filtro no pacote, uma vez que o filtro deve ser limpado com frequência a fim de manter sua eficiência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *