Como alimentar os peixes

De acordo com o tamanho

Existem peixes herbívoros, carnívoros, onívoros e cada espécie tem sua alimentação específica, portanto a ração também é diferenciada. A quantidade varia de acordo com o tamanho do peixe: uma espécie maior necessita de uma quantidade maior, uma espécie menor necessita de uma quantidade menor.

Também é possível que o aquário tenha uma mesma espécie com peixes de tamanhos diferentes. Neste caso, as necessidades alimentares também serão de acordo com o seu tamanho. Porém, se todos tiverem o mesmo porte, não há diferença na quantidade.

Quantidade de ração

O ideal é oferecer ração aos peixes, no mínimo, duas vezes ao dia e, no máximo, três vezes ao dia.

Recomenda-se observar que quando dado o alimento, o peixe deve comê-lo em, no máximo, 30 segundos, pois passado este tempo, a ração fica encharcada, tende a afundar no aquário e perde algumas de suas propriedades. Além disso, perde também sua palatabilidade, fazendo com que o peixe não a queira mais.

A dica, na hora de alimentá-los é servir pequenas porções, de 30 em 30 segundos para que os peixes as comam. A partir do momento em que se passarem 30 segundos e sobrar alimento, pode-se para de servir, pois os animais estarão saciados.

Frequência de alimentos vivos

Os alimentos vivos podem ser dados de acordo com a possibilidade. Se o proprietário tiver maior disponibilidade de oferecer alimento vivo, nada impede que este seja dado todos os dias. No entanto, pelo menos duas ou três vezes por semana é essencial que seja oferecido, para que o peixe tenha um bom complemento.

É preciso ter cuidado para que todos os peixes comam, provavelmente observarás que alguns peixes não recebem a sua parte de alimento. Pode-se paliar esse problema, seja separando por um lado os mais vorazes ou proporcionando variedades de alimento. Por exemplo, se os peixes vêm até a superfície para comer rapidamente, é preciso oferecer alimento em escamas como TetraMin alimento em escamas ou SERA Menu em flocos já que eles flutuam durante mais tempo.

Peixes de fundo

Caso haja peixes no fundo, existem alimentos especializados para peixes de fundo em forma de comprimidos como o TetraTabiMin Alimento em comprimidos ou o TetraWafer Mix para peixes fitófagos e carnívoros de fundo que afundam rapidamente.

Outra forma de fazer com que os peixes do fundo comam bem é desligar as luzes do aquário e as luzes do lugar onde estiverem, de forma que uma boa parte dos alimentos afundarão a tempo de que os peixes da parte inferior do aquário possam chegar a comer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *