Tetra Foguinho

Comida

Como alimentar o Tetra Foguinho?

A dieta do tetra Ember não é um problema em si, já que este peixe é onívoro. O que é mais difícil é o tamanho da boca, que é minúscula! O Tetra aceitará todas as formas de comida que lhe forem oferecidas, mas fique atento ao tamanho de sua comida.

Para uma melhor saúde e uma bela coloração, varie ao máximo sua alimentação (flocos, vermes, artêmias, grânulos…).

Para peixes adultos, uma única distribuição diária será suficiente para satisfazê-los.

Comportamento

Que tipo de comportamento o Tetra Foguinho tem?

Como muitos Tetra, esta espécie é gregária e deve ser considerada para manutenção apenas em grupos de 10 ou mais. Esta condição é imperativa para ver seus peixes manifestarem um comportamento natural e belas cores. Além disso, eles formarão um cardume muito bonito, afastando-se um do outro apenas raramente.

Observou-se que, se estiverem sozinhos em um aquário, o Ember tetra tende a permanecer quieto no local. Se outros peixes estiverem associados a eles, eles serão muito mais ativos e nadarão muito mais.

Gosta de se esconder e gosta de encontrar muitos lugares escuros em seu aquário.

Muitas vezes você o verá de bruços, que é sua posição favorita.

Na época de reprodução, o macho é adornado com suas cores mais bonitas e pode ser muito empreendedor com as fêmeas.

Coabitação

Quem pode conviver com o Tetra Foguinho?

Particularmente pacífico, este peixinho não apresenta nenhum problema de coabitação particular. Além disso, é especialmente popular viver em nano-aquário, que geralmente contém camarão. Bem, não se preocupe deste lado, Ember tetra não come camarão (mesmo juvenis)!

Recomenda-se particularmente mantê-lo com espécies da América do Sul como os outros Tetras, o Otocinclus, o Pigmeu Corydoras, o Peixe-lápis ou o Apistogramma. Em um aquário não específico, você pode associá-lo à galáxia anã Gouramis ou Microrasbora, por exemplo.

Claro que, dado o seu pequeno tamanho, evite associá-los a peixes grandes que lhes fariam o pequeno-almoço (Scalaires, Gouramis…).

Reprodução

Como criar o Tetra Foguinho?

A criação do Ember Tetra é bastante fácil e ocorre de forma espontânea em um aquário que lhe convém. A dificuldade está mais na sobrevivência dos alevinos do que no desencadeamento da desova.

Para manter o máximo de alevinos, você pode dedicar um aquário especialmente projetado para reprodução. Você vai peneirar fortemente a iluminação e colocar a espuma de java que servirá de suporte para a colocação (ou equivalente, ou esfregão). Para a qualidade da água, defina seus parâmetros para um pH de 5 a 7, GH 1 a 5 e uma temperatura de 27 a 29°C ou 81 a 84°F. Para alcançar esses resultados, use filtração de turfa e água de osmose.

Apresente 5 fêmeas e 5 machos à noite (escolha suas fêmeas maiores e machos mais coloridos). Note-se que a criação em casal é possível, mas exige uma separação dos sexos com antecedência, o que não é obrigatório com um protocolo que inclua um grupo.

A desova deve ocorrer na manhã seguinte. Após a desova, remova imediatamente os pais do aquário de reprodução, pois eles não hesitarão em comer toda a desova.

Os ovos incubam por 24 a 36 horas, dependendo da temperatura. Eles precisam de muito pouca luz.

Após o nascimento, os alevinos nadam livremente após 3 a 4 dias.

Fritar alimentos: náuplios de artêmia e depois infusórios.

Seu aquário

Qual aquário para o Tetra Foguinho?

Em seu habitat natural, a Tetra Amandae vive em córregos ou afluentes com águas lentas e pouco iluminadas. O fundo está coberto de folhas mortas e galhos de árvores, a água é levemente marrom. Essa descrição de seu ambiente natural provavelmente lembra seu biótopo tipicamente amazônico. O Embezzles Tetra estará, portanto, particularmente à vontade em um aquário que imita este ambiente de vida: tanque fortemente plantado, raízes, solo arenoso e escuro, tapete de folhas mortas (catappa, faia ou carvalho) e uma filtragem de turfa será perfeita.

No entanto, esta espécie adapta-se muito bem a variantes deste habitat. No entanto, será necessário manter pelo menos um substrato escuro, uma raiz e plantas flutuantes peneirando fortemente a luz para que ela se sinta segura (portanto, exigirá escolhas de plantas como resultado dessa pouca luz).

O Ember Tetra é pequeno, mas bastante ativo. Será necessário um aquário de pelo menos 50 litros ou 11 Imp Gal ou 13 US Gal para que possa gastar sua energia, com um comprimento de fachada de pelo menos 60 cm ou 24 polegadas.

Em geral, evite correntes demais em seu aquário.

Para a temperatura, espera-se um ideal de 26°C ou 79°F, com uma água bastante ácida passando abaixo da barra de 7 e bastante macia (entre 4 e 5°dGH idealmente).

Robusto e pacífico, este peixe é perfeito para um aquarista iniciante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *