Espadinha

O peixe-rabo-de-espada é uma espécie de água doce adorável e popular na comunidade de aquários. Devido à sua beleza e natureza de baixa manutenção, esses peixes são ótimas opções para iniciantes (ou especialistas que não querem problemas).

Este guia irá ensinar-lhe os fundamentos dos cuidados com o peixe espada. Você aprenderá sobre sua dieta, vida útil, tamanho, companheiros de tanque, configuração de habitat e muito mais!

Resumo da espécie

O peixe-espada ( Xiphophorus helleri ) é uma espécie de água doce cada vez mais popular que vem da América do Norte e Central. Pertencem à família Poeciliidae e estão intimamente relacionados com outros peixes comuns como o platy e o guppy. Como outros da família Poeciliidae, esses peixes são vivíparos prolíficos que estão mais do que dispostos a desovar em cativeiro (mais sobre isso depois).

No comércio de aquários, os peixes-espada são alguns dos mais vendidos. Eles estão prontamente disponíveis na maioria das lojas de animais e são os favoritos entre os criadores. 

Um peixe-espada macho

Graças à sua propensão para o cruzamento e facilidade de cuidado, existem muitas cores e variações diferentes. Combine isso com seu visual já icônico e você terá uma espécie pronta para exibição!

Aparência

A característica mais marcante do peixe espada é a barbatana caudal do macho. O lobo inferior é alongado, criando uma saliência em forma de espada que pode ser tão longa quanto o resto do corpo. 

Nota do autor: As fêmeas não têm o lobo mais longo, por isso é fácil diferenciar os sexos para reprodução.

Além desse traço de assinatura, o peixe-espada tem um tipo de corpo muito “padrão”! Eles parecem surpreendentemente semelhantes ao platy do sul. Swordtails estão ostentando o mesmo corpo aerodinâmico, cauda larga, focinho pontudo e boca arrebitada. Os peixes são mais largos onde as barbatanas dorsais e pélvicas aparecem no meio.

Quanto à cor, há muita variedade! Os espécimes selvagens geralmente têm uma base verde-oliva e uma faixa lateral marrom que atravessa a espada. No entanto, o cruzamento deu aos aquaristas todos os tipos de opções estéticas únicas.

Alguns dos morfos mais difundidos são vermelho, laranja e preto. No entanto, também existem peixes multicoloridos e variedades exóticas com padrões distintos.

Vida útil

A vida útil média dos peixes espadarte é de três a cinco anos. Os peixes mantidos nas melhores e mais estáveis ​​condições de vida tendem a viver mais.

Não há como prever isso com certeza, pois a sorte e as predisposições genéticas podem afetar a vida útil de um peixe espada. Dito isto, o nível de cuidado que você oferece terá um grande impacto nisso.

Tamanho médio

Estes são peixes de água doce de tamanho médio. O tamanho médio do peixe espadarte é de cerca de 5,5 polegadas de comprimento quando totalmente crescido.

Nota do autor: Os machos são os menores do grupo, apesar da cauda alongada. Raramente excedem o comprimento listado acima. Por outro lado, as fêmeas geralmente crescem cerca de uma polegada!

Cuidados com o peixe rabo-de-espada

O cuidado com os peixes rabo-de-espada é bastante simples, pois esses peixes são adaptáveis ​​e não muito exigentes. Em outras palavras, eles são fáceis de manter saudáveis! Eles prosperam em uma ampla variedade de ambientes e são muito tolerantes a erros comuns de iniciantes.

Claro, esses peixes ainda têm suas preferências. Para obter os melhores resultados, siga as diretrizes de cuidados estabelecidas abaixo.

Tamanho do tanque

A primeira coisa a considerar é o tamanho do aquário. Alguns aquaristas tiveram sucesso mantendo o peixe-espada em tanques de água doce que comportam apenas 10 galões.

No entanto, a maioria recomenda começar com um mínimo de 15 galões. Esses peixes são bastante ativos, e o espaço extra lhes fará bem.

Agora, tenha em mente que um tanque de 15 galões é melhor para um único peixe espada. As possibilidades são, você vai manter um pequeno grupo! Grupos maiores são melhores para seu desenvolvimento social (mais sobre isso depois).

Se for esse o caso, aponte para um aquário de 30 galões ou maior. Aquários maiores são sempre melhores para grupos ou se você planeja manter um monte de peixes comunitários juntos.

Parâmetros de água

A distribuição natural da espada na natureza é surpreendentemente ampla. Geralmente, esses peixes de água doce vivem em riachos e rios quentes com toneladas de vegetação. Enquanto eles vêm de muitos lugares na América do Norte e Central, eles são mais prevalentes em Belize, Guatemala e México.

Xiphophorus helleri nadando sozinho

Curiosamente, o peixe espada pode viver em praticamente qualquer ambiente com água doce. Seja um riacho raso na montanha ou um rio profundo, eles se adaptarão. Swordtails podem até prosperar em estuários salobras perto da costa!

Este estilo de vida adaptativo é em parte porque o cuidado com o peixe espada é uma tarefa tão simples. Você tem uma gama generosa de condições com amplo espaço de manobra para acertar as coisas!

  • Temperatura da água: 65 ° F a 82 ° F (75 a 79 graus parece ser o ponto ideal)
  • Níveis de pH: 7,0 a 8,4 (ligeiramente alcalino)
  • Dureza da água: 12 a 35 dGH (muito dura)

Como decorar seu tanque

O melhor curso de ação para qualquer peixe é fornecer uma configuração de biótopo natural que imite seu ambiente natural. Mais uma vez, a versatilidade do rabo de espada torna isso um trabalho muito fácil.

As coisas mais importantes que os peixes-espada precisam são de espaço e algumas plantas para se esconder.

Esta espécie é ativa e gosta de nadar pelo tanque para se exercitar e brincar. Eles tendem a ficar nas partes média e superior da coluna de água. Como resultado, ser exigente com o material do substrato não é algo que você precisa pensar quando se trata de seu peixe espada. Em vez disso, escolha um que seja adequado para qualquer alimentador de fundo que você possa ter na comunidade.

Você pode usar cavernas rochosas maiores ou troncos para criar algumas formas adicionais de abrigo. No entanto, não há garantia de que seu peixe espada irá usá-lo. Isso é especialmente verdadeiro se a decoração estiver próxima ao fundo do tanque.

É melhor se concentrar nas plantas. Você pode usar plantas de seda vivas ou artificiais. As plantas vivas farão mais para melhorar o ambiente subaquático.

Você pode usar qualquer planta que seja segura e forneça cobertura adequada. Algumas das cultivares mais populares são Java fern , Anubias e hairgrass anão . Apenas certifique-se de deixar espaço aberto para nadar.

Nota do autor: Além de algumas plantas e esconderijos, o único outro acessório crucial é uma tampa de tanque forte! Peixes Swordtail são saltadores poderosos, então não é incomum ver esses peixes pularem da água para a morte abaixo. Uma tampa segura evitará esses contratempos!

Possíveis Doenças Comuns

Como outras espécies de vivíparos, os peixes-espada são muito resistentes. Eles tendem a ter mais facilidade em se manter saudáveis ​​do que outros peixes que põem ovos.

Mas é claro que nenhum peixe é imune a doenças! O peixe rabo de espada pode sofrer de todas as doenças comuns.

Ich é um dos problemas de saúde mais difundidos no mundo da criação de peixes. É um ectoparasita que destrói o sistema imunológico de um peixe. Normalmente manifestando-se como pontos brancos por todo o corpo, é importante resolvê-lo o mais rápido possível.

Esta doença é altamente contagiosa e pode destruir rapidamente uma comunidade inteira. Felizmente, é relativamente fácil de tratar com medicamentos de quarentena e sem receita.

O mesmo vale para outro problema de saúde comum, o fungo. Swordtails pode sofrer de uma infecção fúngica que muitos chamam de cottonmouth. Causa crescimento fofo ao redor das barbatanas e da boca. Na maioria dos casos, os antibióticos cuidam dos fungos.

A melhor maneira de evitar doenças é ficar em cima das condições do tanque. Monitore os parâmetros de perto (invista em um kit de teste de aquário ) e faça trocas de água a cada duas semanas.

Nota do autor: Peixes Swordtail parecem ser vítimas de doenças após grandes flutuações de temperatura. Altos níveis de amônia e nitratos podem causar estresse indevido, o que também aumenta seus riscos. Manter o ambiente em perfeitas condições evitará surtos.

Comida e Dieta

Os peixes rabo-de-espada são onívoros naturais que comem praticamente qualquer coisa na natureza. Larvas de insetos, detritos de plantas e micro-organismos minúsculos geralmente são o nome do jogo.

Peixes-rabo-de-espada se dão melhor com uma dieta variada de alimentos comerciais e lanches ocasionais de alta proteína em um aquário. Atenha-se a flocos ou pellets ricos em nutrientes. Para fornecer uma culinária à base de plantas, ofereça bolachas de algas de vez em quando.

Uma variedade rara de peixe espada

Esses peixes também apreciam alimentos vivos, congelados e liofilizados. Artémia, dáfnias, minhocas e todos os lanches usuais de alta proteína funcionam.

Os juvenis devem ter um pouco mais de proteína do que o habitual. Eles exigem muitos alimentos à base de proteínas para crescer.

Para adultos e jovens, duas ou três pequenas refeições por dia é o ideal. Forneça comida suficiente para o seu peixe comer em dois minutos durante cada alimentação. Se houver sobras, peneire-as para evitar estragar as condições da água.

Comportamento e temperamento

Esta espécie é fantástica para as comunidades. Uma das razões pelas quais os cuidados com os peixes-espada são tão gerenciáveis ​​é que eles são naturalmente pacíficos e bastante amigáveis. Durante o dia, eles vão interagir com outros peixes enquanto exploram as partes superiores da coluna de água.

Embora não seja uma espécie de cardume, o peixe-espada prefere ficar na companhia de outros. Esses peixes gostam de formar grupos periodicamente antes de sair e fazer suas próprias coisas.

Dito isto, existe o potencial para alguma agressão. A única vez que os peixes-espada parecem mostrar comportamento agressivo é quando vários machos estão no mesmo tanque. Os machos podem ser territoriais, por isso é importante manter uma proporção maior de fêmeas para manter a paz.

Companheiros de tanque

O peixe-espada se dá bem com a maioria das espécies que pensam da mesma forma. Eles são pacíficos e passivos.

Ao planejar um aquário comunitário, comece adicionando outros peixes-espada. Você nunca deve manter esses peixes sozinhos. Um pequeno grupo para socialização pode fazer muito bem!

Como mencionado anteriormente, você deve manter mais fêmeas do que machos. A proporção recomendada é de quatro fêmeas para um único macho.

Além de outros peixes de espada, você tem muitas opções no que diz respeito aos companheiros de tanque. Atenha-se a peixes de tamanho semelhante com o mesmo temperamento descontraído.

Evite peixes agressivos ou barulhentos. O peixe-espada não pode se defender dos agressores. Na presença de peixes mais ativos, eles também se tornam tímidos e tímidos. 

O melhor curso de ação é abrigá-los com peixes sociais comuns. Aqui estão algumas espécies excelentes que valem a pena considerar para companheiros de tanque de peixes de espada:

Reprodução

A criação de Swordtail é um processo simples. Como outros vivíparos, eles são rápidos para desovar em cativeiro. Nas condições certas, as fêmeas podem dar à luz uma vez a cada 28 dias!

Embora eles se reproduzam prontamente em seu tanque primário sem qualquer intervenção, é melhor fornecer um ambiente de reprodução separado. Um tanque de reprodução aumenta as chances de sobrevivência dos alevinos.

Aumente as temperaturas do tanque de reprodução gradualmente para cerca de 80 graus. Coloque várias plantas de folhas finas em todo o aquário para dar aos alevinos alguns lugares para se esconder.

Mantenha as condições do tanque em boas condições e condicione seu par reprodutor com alimentos ricos em proteínas. Quando estiverem prontos, os peixes irão desovar. As fêmeas começarão a inchar com os ovos à medida que um ponto gravídico visível se desenvolve.

Geralmente, as fêmeas grávidas vão para um canto do tanque e ficam lá à medida que se aproximam do parto. Eventualmente, os alevinos totalmente formados surgirão!

Nota do autor: Certifique-se de remover os adultos após a fêmea dar à luz. Esses peixes não exibem instintos parentais e imediatamente tentarão comer seus filhotes.

Os alevinos são muito pequenos para comer flocos ou pellets padrão. Portanto, você deve fornecer comida de peixe em pó, infusórios ou artêmias recém-nascidas. Continue alimentando os peixes até que eles sejam grandes o suficiente para comer alimentos tradicionais.

Empacotando

Como você provavelmente pode dizer, o cuidado com o peixe espadarte não é nada a temer. Estes peixes de água doce são um prazer de possuir e não devem causar nenhum problema.

Contanto que você esteja familiarizado com seus requisitos básicos de cuidados e dê a eles a atenção que eles merecem, suas espadas irão prosperar.

Esperamos que este guia tenha sido útil e tenha encorajado você a dar uma chance a essa espécie incrível!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *