Killifish Rachow

O Killi Cauda de Lira (Aphyosemion australe) é um peixe muito pacífico, tímido, resistente e possui uma vida relativamente longa, além de ser bastante adaptável.

Essa espécie de killifish não anual é também conhecida como Golden Lyretail ou Lyretail Panchax. Encontrados ao longo da costa atlântica da África Central, eles vivem em quase todas as áreas de planície.

Em seu habitat natural, o Killi Cauda de Lira vive em pequenos riachos, pântanos e outros corpos d’água, onde se alimentam de pequenos insetos, invertebrados e crustáceos.

Embora eles possam viver em aquários com até 15 litros, o ideal é que sejam mantidos em um com no mínimo 40 litros, bem plantado com plantas de folhas finas e flutuantes, além de um cascalho escuro para ajudar a realçar suas cores.

Ficha Técnica

Nome: Killi Cauda de Lira, Golden Lyretail, Lyretail Panchax

Nome Científico: Aphyosemion australe (Rachow, 1921)

Família: Nothobranchiidae

Origem da Espécie: África (Angola, Gabão, Camarões e Congo);

Comprimento: Até 6 cm

Expectativa de Vida: Até 4 anos

Parâmetros da Água

pH: Manter o pH da água entre 6.0 – 7.0

Dureza da Água: 5° – 12° dH

Temperatura: Manter entre 21°C – 24°C

Características

Nível de Cuidado: Moderado;

Alimentação: O Killi Cauda de Lira é um peixe exigente quando o assunto é comida. Eles podem ter problemas para aceitar rações, portanto, a dieta deve conter alimentos vivos e congelados, como bloodworms, dáfnias e artêmias.

Além disso, eles podem ser muito tímidos na hora de comer, então veja se estão recebendo sua parcela de alimento quando estiverem na companhia de outros peixes mais agitados.

Temperamento / Comportamento: O Killi Cauda de Lira habita a região do fundo do aquário, e prefere um substrato escuro e um aquário bem plantado. Sobretudo, eles são peixes muito pacíficos e gostam de viver em pares.

Compatibilidade: Devido ao fato de serem peixes muito pacíficos, eles podem ser assediados por outros maiores e mais agressivos. Então, procure mantê-los com coridorascobrinhas kuhligouramisrasboras, além de alguns ciclídeos anões.

Reprodução / Acasalamento: Para reproduzir essa espécie, utilize um aquário separado e sem iluminação, pois os ovos do Killi Cauda de Lira são sensíveis à luz.

No entanto, este aquário, além de estar bem coberto, deve possuir um filtro com fluxo suave e ter muitas plantas flutuantes e musgos.

Veja também:

Contudo, antes de iniciar o processo de desova, alimente os machos e as fêmeas em aquários separados com uma temperatura um pouco inferior à do aquário de desova. Quando estiverem bem alimentados, aclimate-os com muito cuidado, colocando 1 macho e 2 ou 3 fêmeas no local de reprodução.

A desova deve ocorrer próxima à superfície da água, com os ovos sendo postos um de cada vez, onde irão se fixar em plantas flutuantes ou musgos suspensos. A fêmea pode postar até 50 ovos por dia (embora 20 seja a média), com esse processo ocorrendo por cerca de 2 semanas.

Na maioria das vezes, se os adultos forem bem alimentados, não comerão os ovos, então podem ficar no mesmo aquário. No entanto, você pode mover os ovos para um outro aquário se desejar, já que eles possuem grande resistência.

Adicione algum produto antifúngico ao aquário contendo os ovos, pois ajuda a evitar algumas doenças. Ainda assim, se por algum motivo algum ovo apresentar fungos, remova-o o mais rápido possível.

Os ovos eclodirão em até 14 dias (dependendo da temperatura) e, uma vez que os alevinos tenham consumido o saco vitelino, você pode alimentá-los com infusórios.

Tamanho do aquário: O aquário precisa ter no mínimo 40 litros para um macho e algumas fêmeas. Além disso, deve ter muitas plantas flutuantes, um filtro com fluxo de água suave e uma boa tampa, já que eles adoram saltar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *