Vida útil do peixe Betta

Possuir e cuidar de um peixe betta  é uma experiência gratificante, e essa beleza estonteante é relativamente fácil de criar. Embora a vida útil do peixe betta possa ser menor do que você gostaria, há coisas que você pode fazer para ajudar seu betta a viver a vida mais longa e plena possível.

Peixe Betta tem vida curta

Peixes Betta normalmente têm uma vida útil curta de cerca de dois a quatro anos em média. Com cuidado, seu peixe betta pode viver até cinco anos . Portanto, não seja duro consigo mesmo se o seu betta não viver mais do que isso. Cinco anos é considerado velhice para um betta e uma conquista da qual você deve se orgulhar.

Seis dicas para ajudar seu Betta a viver uma vida mais longa

Você pode fazer algumas coisas para ajudar seu betta a viver uma vida longa e feliz. Embora nenhuma dessas dicas garanta uma vida útil mais longa, elas podem ajudar.

1. Escolha com sabedoria

O primeiro passo acontece quando você compra seu peixe. Procure um betta saudável que não esteja descolorido e não tenha nadadeiras danificadas. Certifique-se de que os outros peixes no tanque não estejam doentes e verifique se o tanque não está sujo.

2. Dê ao seu Betta um Aquário Maior

Claro, você pode ver betta nadando em pequenas tigelas ou vasos em lojas de animais, mas essa não é a configuração ideal para peixes betta. Procure um tanque maior – idealmente, um que tenha pelo menos cinco galões de tamanho e tenha um aquecedor e filtro. Um betta feliz  é um betta saudável.

3. Mantenha a água quente e limpa

O ambiente do tanque pode desempenhar um grande papel na saúde e na vida útil do seu betta. Procure filtros de baixo fluxo  para que as delicadas barbatanas do seu betta não sejam feridas.

Esforce-se para manter uma temperatura da água de 76° a 81°F. Em seguida, observe a água para garantir que ela permaneça limpa e fique de olho em problemas de fungos ou bactérias.

O tipo de água também pode afetar a vida útil do seu peixe. A água desionizada é ideal e evite a água destilada, pois não possui minerais. E nunca use água da torneira direta. A água da torneira deve sempre ser desclorada e testada para metais pesados. Invista em condicionadores de água  para garantir que a água da torneira seja segura.

4. Alimente bem seu Betta

Uma dieta nutritiva pode ajudar seu betta a viver mais. Procure alimentos betta  ricos em proteínas, não em gordura. Alimente pequenas refeições em vez de uma grande refeição para se proteger contra a superalimentação. A constipação pode realmente matar um betta.

O estômago de um betta é do tamanho de seu olho. Uma boa regra é alimentar seu betta cerca de um olho de cada vez. Se estiver alimentando pellets , aponte para dois a quatro pellets uma ou duas vezes por dia.

Alimentos frescos ou liofilizados também podem ser usados ​​uma ou duas vezes por semana. Betta adora caçar, então considere incluir larvas de mosquitos, artêmias ou minhocas como parte de suas refeições.

5. Dê ao seu Betta lugares para descansar e muitas plantas

O ambiente de tanque certo pode ajudar na vida útil do seu betta. Mantenha as decorações mínimas, para que ainda haja espaço para nadar livremente e verifique se elas não estão afiadas.

As plantas vivas são uma escolha ainda melhor para a decoração do tanque, pois também ajudam a manter a qualidade da água saudável . Ao escolher uma planta viva, procure por aquelas que não tenham bordas pontiagudas ou afiadas que possam rasgar as barbatanas frágeis do seu betta. Plantas gentis nas barbatanas do seu peixe incluem hornwort e grama Naja.

Se você preferir plantas artificiais, variedades de seda que dizem “betta segura” serão mais suaves em barbatanas de betta.

Betta descansa muito, pois eles precisam de um pouco de energia para seus corpos minúsculos sustentarem aquelas barbatanas grandes e extravagantes. Folhas artificiais maciaspresos às paredes do tanque com ventosas podem fazer boas paradas para descanso.

6. Não adicione outro Betta

Não adicione outro betta como companheiro de tanque. Betta são territoriais e tendem a lutar, o que pode encurtar a vida útil do seu peixe. Se você realmente precisa de companheiros de tanque, considere camarões fantasmas, caracóis ou sapos anões africanos. Se você realmente deseja adicionar um peixe, faça sua pesquisa  para encontrar os compatíveis. Você mesmo pode brincar com seu betta  para manter o ambiente enriquecedor , para que seu betta não fique entediado.

Peixes Betta são criaturas bonitas que criam um ambiente tranquilo e sereno em sua casa. Com os cuidados certos, seu betta pode viver uma vida longa e feliz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *