Platy

Procurando um peixe colorido e resistente que seja fácil de criar e fique ótimo com plantas vivas? Platies sempre foi um dos nossos livebearers favoritos para recomendar tanto para iniciantes quanto para veteranos. Saiba mais sobre seus requisitos de cuidados quando se trata de alojamento, companheiros de tanque, alimentação e, claro, criação.

O que são peixes Platy?

Platies são um portador de vida popular no hobby de aquários de água doce que são nativos do México e da América Central. As duas espécies mais comumente disponíveis em lojas de peixes são Xiphophorus maculatus (peixe ornitorrinco) e Xiphophorus variatus (variável ou variatus platy). Eles podem cruzar entre si e com espécies de espada, o que resultou em muitas variações de cores diferentes.

Quais são os diferentes tipos de peixes platy? Novas cores e padrões estão sendo constantemente produzidos, mas algumas das variedades mais populares incluem Mickey Mouse, sunburst, red wag, blue, bumblebee e green lantern platies.

Qual o tamanho dos platys? Platies crescem para cerca de 2-3 polegadas (5-7 cm) de tamanho, mas platies anões (que foram criados seletivamente por seu comprimento de corpo mais curto) geralmente ficam em torno de 1 polegada (2,5 cm).

Qual é a vida útil de um peixe platy? Pratos saudáveis podem viver de 3 a 4 anos quando mantidos em ambientes ideais com água limpa, baixo estresse e boa nutrição.

Quanto custa o peixe platy? Platies são relativamente baratos e podem ser encontrados em lojas de peixes por US$ 2 a US$ 4 cada, dependendo do tipo. Tente pegar os peixes mais saudáveis que tenham olhos brilhantes, barriga cheia e comportamento ativo. Se você notar outros peixes doentes no mesmo tanque, pode ser mais seguro visitar outra loja para comprar seus pratos.

plaquinha tricolor

Existem inúmeras variedades de pratos que vêm em quase todas as cores do arco-íris.

Como você configura um tanque de peixes Platy?

Platies pode viver em um aquário de 10 a 20 galões ou maior. A maioria dos vivíparos prefere pH mais alto, mas os platis podem tolerar uma faixa muito ampla de 6,8 a 8,5 em nossa experiência. Eles também gostam de água mais dura, por isso, se a água da torneira for especialmente macia, considere adicionar mais minerais usando Seachem Equilibrium ou Wonder Shell . Também gostamos de manter nossos pratos com plantas de aquário vivas para ajudar a consumir alguns dos resíduos orgânicos produzidos pelos peixes.

Os peixes platy precisam de um aquecedor? A maioria dos platies funciona bem com temperaturas de 70 a 82 ° F, mas se o seu ar condicionado estiver no máximo, você pode considerar comprar um aquecedor de aquário . No entanto, os variatus platies estão acostumados a viver em águas mais frias e não requerem aquecimento extra quando mantidos à temperatura ambiente.

As placas precisam de uma bomba de ar? Você pode usar quase qualquer tipo de filtro de aquário com seus pratos, incluindo aqueles que funcionam com uma bomba de ar. Os filtros de aquário ajudam a manter a água limpa de partículas flutuantes, processam os resíduos de nitrogênio na água e garantem que seus peixes recebam oxigênio suficiente. Leia este artigo para obter mais informações sobre qual filtro é ideal para você

Os platys podem sobreviver em uma lagoa? Sim, recomendamos o variatus platies como um excelente peixe para manter em um mini-lago ao ar livre durante o verão mais quente. Leia nosso tutorial de mini lago para mais detalhes sobre como configurar um.

Quantas placas devem ser mantidas juntas? Um grupo de três a seis pratos é um bom ponto de partida. Tal como acontece com a maioria dos vivíparos, os machos constantemente querem acasalar, então tente manter pelo menos duas fêmeas para cada macho para dar uma folga às meninas.

plaquinha masculina e feminina

Platies são muito fáceis de fazer sexo porque o macho (acima) tem uma barbatana anal fina e em forma de bastão chamada gonopódio, enquanto a fêmea (abaixo) tem uma barbatana anal em forma de leque.

Os peixes platy podem viver sozinhos? Sim. Embora os platies pareçam gostar da companhia de sua própria espécie, eles não tendem a estudar juntos em um grupo apertado, a menos que pensem que você está prestes a alimentá-los. 

Que peixe pode viver com platies? Esses amigáveis vivíparos podem ser mantidos com qualquer peixe comunitário de tamanho semelhante. Alguns companheiros de tanque pacíficos a serem considerados incluem pequenos tetras e rasboras, bagres cory, caracóis, plecos eriçados e peixes arco-íris.

Os platis podem viver com o peixe betta?  Provavelmente. Em nossa experiência, os peixes betta geralmente podem viver em um tanque comunitário pacífico com platies. Apenas certifique-se de que eles estejam alojados em um aquário grande o suficiente com muitas plantas ou decorações para que o betta tenha território suficiente para chamar de seu.

O que os peixes Platy comem?

Esses peixes pouco exigentes são onívoros e comem praticamente qualquer coisa que você colocar no tanque. Certifique-se de alimentá-los com uma grande variedade de alimentos – como flocos de alta qualidade , pellets , alimentos liofilizados e congelados – para que eles tenham uma dieta completa com todas as vitaminas e nutrientes necessários.

Comida de peixe da Aquarium Co-Op

Platies não são comedores exigentes, mas viverão uma vida mais longa e saudável quando receberem uma mistura diversificada de proteínas, vegetais, algas, vitaminas e minerais.

Com que frequência os platys devem ser alimentados? Uma vez por dia é bom para adultos, enquanto duas a três pequenas refeições por dia são preferidas para juvenis em crescimento. Se você notar longas cordas de cocô constantemente penduradas em seus pratos, você pode estar superalimentando seus peixes, então considere diminuir o tamanho da porção.

Quanto tempo os pratos podem ficar sem comida? Na natureza, a comida nem sempre está disponível, então os peixes não necessariamente comem todos os dias. Se você estiver saindo de férias por uma semana ou menos, seus peixes podem sobreviver facilmente sem comida. No entanto, se você estiver ausente por duas ou mais semanas, considere comprar um alimentador automático de comida para peixes ou encontrar uma babá para cuidar de seus peixes.

Com que frequência os peixes Platy fazem bebês?

Platies são vivíparos, o que significa que eles dão à luz filhotes vivos. Em comparação com os filhotes de peixes que eclodem de ovos, os alevinos vivos são geralmente maiores, mais rápidos e têm uma taxa de sobrevivência muito maior. Nas condições certas, as fêmeas podem dar à luz de 20 a 50 bebês por mês.

Os alevinos de platy sobreviverão em um tanque comunitário? Os adultos não demonstram nenhum cuidado parental com seus filhotes e os comerão alegremente se tiverem a chance. (Na verdade, uma maneira de controlar sua população é permitir que os outros peixes adultos comam os alevinos para que apenas um ou dois de cada lote sobrevivam.) Se você deseja aumentar sua taxa de sobrevivência em um tanque comunitário, forneça muitos decorações, pedras, madeira ou plantas vivas como cobertura para os alevinos se esconderem. Além disso, se você estiver usando um filtro suspenso ou canister, certifique-se de cobrir o tubo de entrada do filtro com uma esponja de pré-filtro de tamanho apropriado para que eles não sejam sugados acidentalmente.

plaquinha de smoking

Muito prazer vem de criar peixes com sucesso e ver seus bebês crescerem.

O que eu faço com o platy fritar? Se você mantiver o peixe bem alimentado, mais e mais alevinos aparecerão, o que significa que a água ficará suja mais rapidamente. Para manter a qualidade da água alta, você pode dar o excesso de peixe para seus amigos ou doá-los para uma loja de animais. Se você estiver interessado em criar peixes com fins lucrativos, considere vender a prole para uma loja de peixes local . 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *