Os perigos da comida de peixe não consumida

Convenhamos, é divertido alimentar nossos peixes! É uma das poucas maneiras de interagir com eles, e é uma ótima maneira de fazer com que os peixes tímidos saiam para que possamos observá-los. Infelizmente, a superalimentação não é apenas prejudicial para seus peixes, mas também para a saúde e bem-estar geral do seu aquário. Aqui estão alguns efeitos negativos que alimentos não consumidos podem ter em seu aquário:

  • A comida de peixe não consumida libera amônia tóxica e nitrito à medida que se decompõe. Isso é especialmente perigoso para aquários mais novos, onde as bactérias nitrificantes que se livram dessas toxinas não tiveram a chance de se desenvolver completamente. Altos níveis de amônia e/ou nitrito podem estressar e até matar seus peixes. Este problema é ainda mais grave em aquários pequenos, onde as toxinas podem atingir níveis letais rapidamente.
  • O processo de decomposição usa oxigênio, o que reduz o teor de oxigênio dissolvido (OD) na água e estressa seus peixes. Como o DO diminui naturalmente em temperaturas mais altas, os efeitos são mais severos em aquários mais quentes que estão entre os anos 70 e meados dos anos 80. A má circulação da água agrava o problema.
  • A quebra do material orgânico reduz o pH pela liberação de dióxido de carbono, que é convertido em ácido carbônico na água. Em aquários de água mole ou com baixa capacidade de tamponamento, o pH pode cair rapidamente abaixo da faixa segura para muitas espécies de peixes, especialmente aqueles que preferem condições mais alcalinas ou básicas.
  • Alimentos não consumidos podem entupir seu filtro, diminuindo sua eficiência e reduzindo a circulação no aquário. Isso pode resultar em um baixo teor de oxigênio dissolvido, uma queda no pH, um aumento nos níveis de amônia e nitrito e estresse geral para seus peixes. A decomposição da comida de peixe também oferece um lugar para o crescimento de mofo e fungos.
  • O excesso de alimentos causa um aumento nos níveis de nitrato e fosfato, o que contribui para o aumento do crescimento de algas. A má qualidade da água também prejudica o crescimento de seus peixes, fazendo com que suas cores desbotem e reduza sua resistência a doenças.
  • Os peixes podem sofrer de obesidade e dos efeitos negativos no fígado, rins e outros órgãos internos.

Siga estas dicas para evitar a superalimentação e evitar que alimentos não consumidos se acumulem em seu aquário:

  • Alimente seus peixes apenas com o que eles podem consumir em 2 minutos ou menos, uma ou duas vezes ao dia. Mais do que isso provavelmente nunca será comido. A superalimentação não é uma questão de quantas vezes você se alimenta por dia, mas sim da quantidade de comida por refeição.
  • Se o seu peixe ainda parecer com fome depois de 2 minutos, dê-lhes um pouco mais, mas a comida não deve chover no fundo do aquário. Remova qualquer alimento que permaneça após 5 minutos com um sifão ou rede de pesca de malha fina.
  • Jejue seu peixe por um ou dois dias por semana.
  • Alimente de acordo com o número e tamanho dos peixes em seu aquário, não de acordo com o tamanho do tanque.
  • Restrinja as responsabilidades de alimentação a uma pessoa em sua casa ou local de trabalho. Atribua um preenchimento quando a pessoa principal estiver ausente, mas certifique-se de que ela esteja devidamente treinada na quantidade apropriada para dar por alimentação.
  • Tenha muitos necrófagos, como bagres, botias, caracóis ou camarões em seu aquário para ajudar a limpar o fundo.
  • Ao mudar para um novo alimento, alimente-o com moderação no início, pois os peixes podem não aceitar imediatamente.
  • Alimente os tipos certos de alimentos, no formato certo. Por exemplo, os peixes que estão acostumados a se alimentar na superfície geralmente não procuram comida no fundo e, embora se saiba que os comedores de fundo vêm à superfície em busca de comida, é melhor alimentá-los com alimentos que afundam. Evite alimentar peixes grandes com pequenas partículas de comida ou o pó fino que se deposita no fundo do recipiente. Lembre-se de quebrar os alimentos em flocos ou pellets grandes para peixes menores. Alimente os peixes carnívoros com alimentos à base de proteínas e os herbívoros com alimentos à base de plantas para evitar o excesso de resíduos de alimentos não digeridos.
  • Alimente apenas alimentos frescos e de qualidade, pois seus peixes podem recusar alimentos velhos ou de baixa qualidade.
  • Escolha um filtro ligeiramente grande para o seu aquário e limpe-o regularmente.
  • Realize uma troca de água de 10% semanalmente ou 25% quinzenalmente e aspire levemente o fundo no processo.

Quando estiver fora de casa, use estas técnicas para evitar problemas associados ao acúmulo de restos de comida no aquário:

  • Se você estiver fora por apenas 2 a 3 dias, não se preocupe com seus peixes, eles ficarão bem se não forem alimentados.
  • Se você estiver fora por mais tempo, considere usar um alimentador automático. Teste-o por alguns dias antes de sair para se certificar de que está distribuindo a quantidade correta de comida. Peça a um amigo ou vizinho para verificar a cada poucos dias durante longas ausências.
  • Não alimente seus peixes muito no dia antes de sair – este é o pior momento para ter comida não consumida em seu aquário, pois não haverá ninguém para cuidar de possíveis problemas.
  • Se você contratar um “babá de peixes”, certifique-se de que é alguém com experiência em aquarismo e prepare pacotes pré-medidos de comida para eles dispensarem a cada 2 ou 3 dias.

A superalimentação é um dos problemas mais comuns com os quais os aquaristas lidam, especialmente quando são novos na criação de peixes. Lembre-se, seu peixe não passará fome se perder uma refeição ocasional. Você pode causar muito mais danos alimentando demais do que alimentando menos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *