Melhor Peixe Alimentador de Fundo

Para construir uma comunidade visualmente intrigante e equilibrada em seu aquário de água doce, selecione peixes que convivem em várias profundidades de água. Os peixes que se alimentam de fundo não apenas correm ao longo do substrato do tanque e ocasionalmente saltam para o topo do tanque para respirar, mas também tendem a ser dóceis. Vamos aprender mais sobre esses companheiros de tanque desejáveis.

Quantos tipos de peixes de alimentação inferior existem?

Existem muitas espécies de peixes que passam a maior parte do tempo no fundo do aquário. Os mais comuns que você verá ao navegar pelo departamento aquático em sua loja de animais favorita incluem algumas variedades de bagres africanos, coridoras, enguias, camarões de água doce, botias, otocinclus e plecostomus.

Como é um peixe alimentador inferior?

Embora existam vários tipos de peixes de fundo, essa classe de peixes tende a ter algumas adaptações únicas que você pode começar a notar ao fazer compras e mantê-los como animais de estimação.

Barbos:

Esses apêndices finos e semelhantes a pêlos parecem bigodes ou espinhos de gato e ajudam os peixes a localizar alimentos através do toque e do paladar, quase como línguas longas e finas.

Formato corporal:

A maioria das espécies de peixes que se alimentam de fundo tem uma barriga plana ou região ventral. Isso permite que eles flutuem facilmente e deslizem sobre a superfície inferior do tanque. Alguns têm armadura pesada ou áreas espessas de escamas.

Boca:

Os peixes que se alimentam por baixo têm o que é chamado de bocas “inferiores” ou “sugadores” localizadas mais perto do final do nariz e geralmente apontam para baixo para ajudar o animal a coletar comida do fundo do aquário ou a se prender nas paredes do aquário.

Bexiga de natação:

Também conhecido como bexiga de gás, este apêndice ajuda os peixes a regular sua flutuabilidade para que possam permanecer no fundo do tanque ou nadar até o topo. Os alimentadores de fundo tendem a ter bexigas natatórias reduzidas, pois não precisam de flutuabilidade. Suas bexigas natatórias também os ajudam a ouvir melhor debaixo d’água.

8 Espécies de Peixes Alimentadores Inferiores para o Seu Aquário

Em geral, os peixes que se alimentam de fundo preferem alimentos que afundam. Isso inclui rodadas de algas , pellets de camarão afundando , tabletes de fundo , vermes desidratados (tubifex, sangue, branco) e sobras de seus companheiros de tanque. (Embora, não deva haver muito deste último! Se houver, você provavelmente está superalimentando seus peixes.) Muitas variedades de alimentadores de fundo também gostam de jantar na vegetação do tanque, seja o crescimento de algas no vidro ou o tender bordas de folhas de plantas aquáticas decorativas. E alguns, bem, são necrófagos e comem peixes mortos.

  1. Peixe-gato africano: O peixe-gato africano da família Synodontis são animais de estimação populares que estão disponíveis em tamanhos grandes e pequenos. Alguns evoluíram para nadar de cabeça para baixo para se alimentarem na parte inferior das folhas. Eles podem ser bons companheiros de tanque com peixes maiores e mais agressivos, como ciclídeos.
  2. Corydoras : Esses pequenos e fofos bagres vêm em mais de 170 variedades. Um dos mais comuns é o gato cory albino, de corpo branco e olhos vermelhos. Corydoras gostam de pastar o fundo do tanque com cinco ou mais de sua própria espécie.
  3. Enguias : Estes peixes esguios e em forma de corda têm nariz pontudo e vêm em vários tipos. A enguia pavão apresenta listras amarelas e marrons com pontos pretos, bem como o padrão de penas da cauda do pássaro. As enguias são tímidas e combinam bem com outros peixes dóceis.
  4. Camarão de água doce : Estes animais de aquário vêm em uma variedade de cores e formas, com alguns até sendo transparentes! O camarão de água doce se dá bem com vários amigos camarões e peixes não agressivos.
  5. Botias : As listras verticais coloridas de um kuhli de corpo longo se destacam em um tanque. O loach de palhaço laranja e preto é particularmente atraente. Botias se dão bem com qualquer peixe dócil.
  6. Otocinclus : Também conhecido como “ottos”. estes peixes têm corpos castanhos e castanhos com listras pretas ou de dois tons. São compatíveis com qualquer outro peixe não agressivo.
  7. Plecostomus: Algumas variedades de plecos são alimentadores de fundo, incluindo o bristlenose de bolinhas, com muitos barbilhões. Plecostomus se dá bem com outros alimentadores de fundo descontraídos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *