Fatos do caracol do aquário

Os caracóis comem algas e detritos orgânicos e são benéficos para a saúde geral e o equilíbrio de um aquário. Algumas espécies são atraentes e interessantes de se observar, e muitos amadores as valorizam como animais de estimação, assim como os peixes. Mas algumas espécies se reproduzem rapidamente, e uma explosão populacional repentina pode ser uma surpresa, especialmente se você não souber de onde elas vieram. Um surto não planejado de caracóis pode ser um indicador de condições abaixo do ideal e da necessidade de fazer alguma manutenção no tanque.

Caracóis maçã | Como cuidar e criar em aquário zooplus Magazine

Aqui estão alguns pontos interessantes a serem considerados sobre os caracóis:

  • Os caracóis entram em um aquário de duas maneiras: ou são comprados e introduzidos intencionalmente, ou se infiltram em plantas vivas, rochas, troncos, decorações ou em culturas de cascalho.
  • Os caracóis que se infiltram são geralmente os tipos que se multiplicam rapidamente e são considerados por alguns aquaristas como caracóis “ruins” ou incômodos. Eles incluem Ramshorns, trombetas da Malásia e caracóis de lagoa.
  • Os caracóis Ramshorn, trompete e lago são ótimos necrófagos para tanques de camarão e tanques de criação de alevinos.
  • Às vezes, os caracóis Ramshorn comem plantas vivas quando não há outra fonte de alimento. A maioria dos outros caracóis deixará suas plantas em paz.
  • Os caracóis da trombeta da Malásia vivem no cascalho durante o dia e saem à noite. Eles ajudam a manter o cascalho limpo e arejado. Os surtos de caracóis de trombeta geralmente são uma indicação de que o aquário precisa ser limpo com mais regularidade.
  • Caracóis “bons” como Mystery, Inca, Nerite, Assassin e Rabbit são animais de estimação atraentes e interessantes. Todos, exceto os caracóis Nerite, podem se reproduzir em seu aquário, mas geralmente em um ritmo muito lento.
  • Os caracóis Nerite precisam de água salobra ou salgada para se reproduzir, por isso é improvável que se multipliquem em seu aquário.
  • Caracóis Mistério e Inca colocam seus ovos acima da água, geralmente na parte inferior da tampa do aquário, então se você quiser criá-los, deixe um espaço de ar para eles entre a superfície da água e a tampa do tanque.
  • Os surtos de caracóis são geralmente uma resposta aos alimentos disponíveis, como alimentos para peixes não consumidos, matéria vegetal morta e outros detritos orgânicos. Se você tiver um surto de caracóis, reduza a alimentação, faça trocas de água mais frequentes, aspire o substrato e limpe seu filtro com mais frequência.
  • Os caracóis incômodos podem ser removidos manualmente colocando Aqueon Algae Rounds ou Bottom Feeder Tablets no aquário durante a noite e removendo-os com os caracóis anexados pela manhã.
  • Para reduzir o número de caracóis incômodos em seu aquário, tente espremer alguns de cada vez e observe seus peixes devorando-os!
  • Os caracóis assassinos comem caracóis incômodos e não invadirão seu aquário. Eles também são legais!
  • Certas espécies de botias, baiacus, ciclídeos e bagres são conhecidos por comer caracóis incômodos, mas esses peixes não são adequados para todos os aquários. Sempre pesquise novos peixes antes de comprar!
  • Use produtos químicos projetados para eliminar caracóis com cautela. Eles são prejudiciais às plantas, camarões e até peixes sensíveis. Além disso, uma morte em massa de caracóis pode fazer com que a amônia e o nitrito subam para níveis perigosos.

Da próxima vez que você ver alguns caracóis de aparência legal em sua loja de peixes local, por que não considerar adicionar alguns ao seu aquário?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *