15 problemas comuns de aquários e como evitá-los

A manutenção do aquário é uma atividade divertida e gratificante que pode proporcionar anos de diversão, educação e até mesmo alívio do estresse. Quando você é novo nisso, no entanto, é fácil fazer coisas que podem não ser boas para seus peixes ou seu nível de estresse.

Aqui estão alguns dos problemas mais comuns que os aquaristas iniciantes experimentam.

Aquário de água doce com troncos


1. Começando com um aquário muito pequeno. Aquários pequenos podem ser mais difíceis de manter do que os maiores e não são adequados para iniciantes. As condições tendem a ser mais estáveis ​​em aquários maiores e, se as coisas começarem a dar errado, você terá mais tempo para corrigi-las. Aquários de 20 a 55 galões são ideais para aquaristas de primeira viagem. Sempre comece com o maior aquário que seu espaço e orçamento permitirem.

2. Não andar de bicicleta no aquário.Leva tempo para estabelecer o equilíbrio biológico em um aquário. Embora existam produtos no mercado que ajudam a acelerar esse processo, a maneira mais segura de ciclar um aquário recém-montado é 1) Adicionar apenas alguns peixes inicialmente, 2) alimentar com moderação e 3) Testar os níveis de amônia e nitrito até que estabilizem em zero antes de adicionar mais peixes. Repita este processo até que o aquário esteja totalmente abastecido.

3. Compra de peixes no mesmo dia do aquário. Um aquário recém-montado não está pronto para peixes no primeiro dia. A instalação de um novo aquário deve ser realizada por um mínimo de 2 a 3 dias antes da introdução dos primeiros peixes.

4. Adicionar muitos peixes a um novo aquário. Um novo aquário é uma lousa biológica limpa. Os micróbios que filtram a água e criam equilíbrio no aquário não estão estabelecidos e uma sobrecarga repentina de resíduos de peixes pode fazer com que os níveis tóxicos de amônia e nitrito subam para níveis perigosos e até letais. Isso também pode resultar em um período de ciclagem mais longo do que o normal.

5. Não testar a água em um aquário novo. É impossível saber se os problemas de amônia ou nitrito estão se desenvolvendo ou é seguro adicionar peixes ao seu novo aquário sem testar a água. Os peixes existentes geralmente se ajustam aos níveis de amônia e nitrito lentamente crescentes e podem não mostrar sinais de angústia até que seja tarde demais. Novas compras podem ser severamente estressadas se adicionadas a um aquário com níveis altos porque não têm tempo para se ajustar. Não existe um intervalo de tempo mágico “seguro” para adicionar novos peixes, e você não pode ver amônia ou nitrito na água. O teste é a única maneira de saber se a água do seu aquário é segura.

6. Excesso de estoque.Quando você é novo na criação de peixes, você quer comprar todos os peixes que vê. Mas há um limite para quantos peixes um novo aquário pode conter, independentemente do tamanho ou da eficiência do filtro. Muitos peixes crescem depois de comprados, e alguns peixes são territoriais e se tornam agressivos quando lotados com outros peixes. Sempre erre por ter menos peixes em seu aquário em vez de muitos.

7. Superalimentação. É normal se preocupar com o fato de seus peixes passarem fome, mas você pode causar mais danos se alimentar demais. Um novo aquário deve ser alimentado uma vez por dia , e todos os alimentos devem ser consumidos em dois minutos. Alimentos não consumidos podem poluir a água e aumentar os níveis de amônia e nitrito.

8. Comprar um filtro muito pequeno. Você não pode realmente filtrar demais um aquário, mas é bastante fácil filtrar um pouco. A maioria dos filtros de aquário são classificados de acordo com quantos litros o aquário comporta. Este sistema de classificação funciona bem para a maior parte, no entanto, aquários densamente povoados, ou aqueles com grandes peixes predadores ou peixes que geram grandes quantidades de resíduos devem ser equipados com filtros superdimensionados ou múltiplos. Para melhores resultados, compre um filtro classificado para um aquário um pouco maior do que o que você possui.

9. Buscando conselhos de muitas fontes.É importante pesquisar equipamentos e compras de gado antes de fazê-los, mas fazer a mesma pergunta a vários “especialistas” diferentes às vezes pode resultar em confusão, porque todos têm uma opinião ou método diferente para o sucesso. Quando você é novo na manutenção de aquários, é difícil saber quais técnicas funcionarão melhor para você. Fique com uma fonte confiável de informações no início e siga seus conselhos até se sentir confiante o suficiente para tentar as coisas por conta própria.

10. Comprometendo a qualidade pelo preço. Ninguém quer pagar a mais por nada, mas o ditado “Você recebe o que você paga” geralmente se aplica no mundo do aquário e com seu tanque de peixes inicial configurado. Equipamentos confiáveis ​​e de qualidade podem custar um pouco mais, mas a vida de seus peixes depende disso.

11. Compra por impulso. Sempre pesquise novos peixes antes de comprá-los para garantir que eles sejam compatíveis com os habitantes existentes e não superem seu aquário. Alguns peixes têm necessidades especiais de química da água, como pH ou alcalinidade mais baixos, que a água da torneira pode não fornecer. Além disso, se os peixes que você está pensando em comprar são alimentadores especializados, certifique-se de fornecer a comida adequada para eles.

12. Deixar a luz do aquário sempre acesa.Como todos os animais, os peixes precisam de um período de descanso, e deve ser o mesmo período todos os dias. Na natureza o ciclo dia/noite é bastante consistente, especialmente nos trópicos. Deixar a luz do aquário acesa o tempo todo estressa seus peixes e contribui para o crescimento de algas desagradáveis. Colocar a luz do aquário em um temporizador é uma maneira fácil de fornecer um ciclo de luz consistente. Se o aquário for usado como luz noturna no quarto de uma criança, apague a luz e feche as cortinas durante o dia para simular a noite para seus peixes.

13. Limpeza excessiva.Quando um aquário é montado pela primeira vez, o equilíbrio biológico é frágil e instável. Evite esfregar enfeites, mexer ou aspirar o cascalho ou limpar o filtro quando não for realmente necessário, pois isso pode destruir bactérias benéficas e perturbar o equilíbrio. Se o seu aquário ou filtro parecer precisar de limpeza nas primeiras 2 a 3 semanas após a instalação, o filtro pode ser muito pequeno para o trabalho, você pode ter muitos peixes ou pode estar superalimentando.

14. Completar para evaporação em vez de fazer uma mudança de água.Adicionar água ao seu aquário quando evapora é chamado de “topping off”. Fazer isso em vez de realizar uma troca de água regularmente resultará em um acúmulo de poluentes como nitrato e fosfato e uma queda no pH e alcalinidade. Isso estressa seus peixes e os deixa mais suscetíveis a doenças. Troque 10% da água do aquário toda semana ou 25% a cada 2 semanas.

15. Cobertura insuficiente. As decorações do aquário proporcionam um habitat, fazem com que os seus peixes se sintam seguros, reduzem o stress e realçam as suas cores. Os peixes muitas vezes se escondem porque não há decorações suficientes no aquário, buscando refúgio atrás de um aquecedor, tubo de filtro ou outro objeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *